Comentários

Renata:

Em meio a tantos conflitos políticos e religiosos, surgiu o Barroco no Brasil que conseguiu conquistar seu espaço sem perder suas características.
Uma confusão entre o emocional e o racional, o período Barroco deixa que os sentimentos tomem conta, porém, a dúvida se isso é certo ou errado, fica clara em todas as obras.
Grandes nomes como Padre Antônio Vieira e Gregório Matos tentam fazer a aproximação, nas linhas, entre os opostos tal como carne e espírito, pecado e perdão e isso torna suas obras únicas, pois expressam o conflito que havia em seus pensamentos. Eles enriqueceram a literatura brasileira e se tornaram grandes referências, pois mudaram a forma de escrever, sem temer as consequências.
O Período Barroco foi muito importante no Brasil, além de suas obras existirem até hoje, é uma grande influência para a arte atual.

Cássia:

Barroco designa o conjunto de manifestações artísticas (literatura, pintura, arquitetura e música) onde representa uma grande transformação do conceito renascimento da arte.
O Barroco é uma grande herança cultural pincipalmente na função da língua portuguesa.


Bruna:

O Barroco nasceu no século XVII, conhecido por ser um período contraditório , em que o homem vivenciava muitas confusões.Foi um momento de muita tensão, a realidade era de muitas mudanças políticas e econômicas, sem contar que ele estava dividido entre seus sentimentos e os princípios religiosos ,e encontrou na arte uma forma de expressar tudo o que ocorria e seus sentimentos ocultos, resultando numa arte diferente e única.

Roberta:
O Barroco a arte que surgiu no século XVII, onde retrata um momento de crise espiritual na cultura ocidental. Momento histórico onde conviviam duas mentalidades, duas formas diferentes de ver o mundo: de um lado o sensualismo, em declínio; de outro lado, a força da religiosidade. Também tem aqueles que foram principais expressões do Barroco brasileiro e português, como Gregório de Matos principal poeta brasileiro; Aleijadinho principal artista plástico brasileiro e o Pe. Antônio Vieira de origem portuguesa.
A linguagem barroca, afinal retrata um momento artístico que está ligado à cultura clássica, mas buscando seus próprio caminhos e atendendo as necessidades de expressão daquele momento.

17 comentários:

  1. O site que peguei para complementar o que faltava barroco brasileiro/enciclopédia Itaú Cultural:
    No século XVII,o Brasil aos poucos homens de letras , advogados e religiosos.Essa elite foi responsável pelo nascimento de uma literatura brasileira,inicialmente frágil,presa a modelos lusitanos e sem público consumidor ativo e influente.
    Apesar disso,os modelos literários portugueses chegaram ao Brasil,e o barroco,cujas origens aqui se confundem com as da nossa própria literatura,deu seus primeiros passos no país.Aquelas que escreviam encontraram na literatura um instrumento para criticar e combater essa mentalidade,para moralizar a população por meio dos princípios da religião.
    O Barroco no Brasil ganhou grande impulso entre os anos 1720 a 1750,quando foram fundadas várias academias literárias por todo o país.Nas artes plásticas,esse desenvolvimento só aconteceu no século XVIII,quando,em decorrência da descoberta do ouro em Minas Gerais,construíram-se igrejas de estilo barroco no país.
    A obra considerada tradicionalmente o marcou início do barroco brasileiro é Prosopeia(1601),de Bento Teixeira,um poema que procura imitar Os lusíadas.
    Eu vou citar umas das diferenças do barroco do brasileiro ao de Portugal: a produção literária de Portugal são sermões,cartas,prosa religiosa e moralísticas,poesia,novela,teatro.A produção literária brasileira são prosa e poema.

    ResponderExcluir
  2. Filipe Amancio Fernandes31/10/2019, 18:02

    Vou sitar algumas diferenças sobre o barraco de Portugal e do Brasil :
    No Brasil o estilo de texto era bem diferente que a literatura portuguesa, pois o Brasil partiu para no tipo de leitura romana que emancipou o que alcançou sua autonomia e criou manifestações literarias proprias. Depois de sair do modelo lusiadas da literatura portuguesa. Cada uma das escolas literárias apresenta características temáticas peculiares, cujos textos e autores aproxima-se em estilo e ideologia.
    Uma das diferenças do barroco de Portugal era o tipo de texto lusiadas que deixaram no Brasil, para não somir seu tipo de literatura pois o país tinha sido invadido pelo império espanhol. Nas escolas literárias de Portugal, os autores encontram-se cronológia e tematicamente agrupados.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Muito legal seu blog mais devemos lembra que O Barroco é de origem espanhola e italiana. Espalhou-se pela Europa e América. Era um estilo das artes plásticas e foi adotado na literatura.

    O Barroco é também conhecido por Seiscentista e Gongorismo.

    A reforma religiosa e a contra-reforma contribuíram muito para o desenvolvimento desta corrente literária, uma vez que ela desencadeou uma série de conflitos espirituais, morais e filosóficos na tentativa de aproximar o homem de Deus, o divino do terreno, o profano do religioso. Surge então o dualismo no Barroco, característica central da corrente.

    No Brasil o Barroco inicia no séc. XVII e vai até o ano de 1768. É um período de várias agitações, pois o Brasil ainda era colônia de Portugal e sofreu a ambição dos fortes países da época. Entre as muitas agitações, destacamos as invasões estrangeiras e lutas para expulsão das mesmas, conquistas do interior, entradas e bandeiras, colonização da terra, sentimentos nativistas, além das enormes dificuldades da época. Mesmo assim essa corrente apresentou algo de importante em nossa literatura.

    ResponderExcluir
  5. Filipe Amancio Fernandes01/11/2019, 05:32

    O Barroco foi introduzido no Brasil por intermédio dos jesuítas através da catequese. A partir do século XVII, o barroco começou a se expandir para os centros de produções de açúcar e na Bahia, através das igrejas.
    Nos séculos XVI e XVIII não havia ainda condições para a formação de uma consciência literária brasileira, com aqueles que escreviam encontraram na literatura brasileira um instrumento para criticar e combater essa mentalidade, para moralizar a população por meio dos princípios da religião, para dar vazão a sentimentos pessoais profundos.
    No Barroco de Portugal, aconteceu uma invasão espanhola, com isso, a cultura portuguesa foi influenciada pela cultura espanhola, e foi influenciado em Portugal e não teve a mesma intensidade que na Espanha.
    O Barroco em Portugal ganhou fortes matizes religiosos por influência da contrarreforma, que teve ampla penetração nos países ibéricos. A atuação da companhia de Jesus e do Tribunal da Inquisição.

    ResponderExcluir
  6. O barroco é um movimento artístico que compreende múltiplas manifestações artísticas literatura, pintura, arquitetura, música produzidas entre o final do século XVI e o início do século XVIII. Expressão das contradições que o ser humano vivia no contexto em que essa estética surgiu, época marcada pela Reforma Protestante e pela Contrarreforma, o barroco incorporou o exagero, o paradoxo, a antítese, a religiosidade e traços da cultura clássica em suas produções, tornando-se, por vezes, sinônimo de extravagância. No Brasil, destacam-se, no meio literário, os escritores Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira.

    ResponderExcluir
  7. O barroco se manifestou na arquitetura, pintura, escultura, música, literatura. O Barroco é um estilo artístico que surgiu no seculo XVI e se estendeu até o começo do século XVIII, caracterizado por ter uma estética com excessos de ornamentos O estilo barroco é marcado pelo Rebuscamento exagerado de adornos.Este movimento surgiu com a
    Missão de resgatar as ideias teocentricas e conter a Reforma protestante de Martinho Lutero.

    ResponderExcluir
  8. Certamente! O barraco fez e faz parte da história,as obras barrocas rompem o equilíbrio entre o sentimento e a razão ou a arte e a ciência , os artistas renascentistas procuraram realizar de forma consciente; na arte barroca predominam os sentimentos e não o racionalismo como a da arte renascentista.

    ResponderExcluir
  9. O barroco no Brasil foi o estilo artístico dominante durante a maior parte do período colonial , encontrado um terreno receptivo para um rico florescimento, o barroco teve grande importância no reforço dos valores religiosos disseminados no Brasil colonial .

    ResponderExcluir
  10. Caracterizado por uma estética rebuscada, com requinte e excesso de adornos, o estilo barroco dominou a arquitetura, a literatura, a pintura e a música.

    ResponderExcluir
  11. Matheus henrique08/09/2022, 12:21

    Caracterizado por uma estética rebuscada, com requinte e excesso de adornos, o estilo barroco dominou a arquitetura, a literatura, a pintura e a música

    ResponderExcluir
  12. Giovanna Cristina08/09/2022, 12:46

    Até o século XX, o Barroco, por optar pela suntuosidade, grandeza, rebuscamento e sinuosidade das formas e dramaticamente refletida nos altares das igrejas, foi interpretado como forma de decadência e degeneração da arte renascentista.
    A arte barroca é considerada dualista então em suas obras, tanto na pintura, quanto na arquitetura ou na literatura sempre havia assuntos totalmente diferentes unidos em uma só arte.

    ResponderExcluir
  13. A arte barroca é um movimento artístico que surgiu na Itália e foi difundido para vários países da Europa e da América, inicialmente os de predominâncias católicas. Surgido no final do século XVI, o estilo durou até o começo do século XVIII.

    A estética barroca tem como uma das características o culto do contraste, uma forma de misturar os extremos. Nas obras fortes e vivas, é possível ver o sagrado e o profano, por exemplo. A junção do divino com o humano é outra característica forte do movimento.

    Além da arte, o estilo teve influência na escrita e na arquitetura. Existem várias estruturas espalhadas pelo mundo que foram construídas com detalhes do barroco. No Brasil, a cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, foi uma das grandes representantes do movimento.

    ResponderExcluir
  14. Ana Ligya Araújo Versiani08/09/2022, 13:12

    Caracterizado pela dualidade entre o antropocentrismo e teocentrismo, o Barroco permaneceu vivo no mundo das artes até as primeiras décadas do século XVIII.

    ResponderExcluir
  15. O Barroco no Brasil foi introduzido no início do século XVII pelos missionários católicos, especialmente jesuítas, que trouxeram o novo estilo como instrumento de doutrinação cristã.
    Caracterizado como um estilo dinâmico, ornamental, dramático, cultivando os contrastes e a expressão emocional, o Barroco encontrou no Brasil um terreno receptivo para um rico florescimento. O poema épico Prosopopéia

    ResponderExcluir
  16. Nina Galvão08/09/2022, 14:22

    O Barroco nasceu no século XVII, conhecido por ser um período contraditório , em que o homem vivenciava muitas confusões.Foi um momento de muita tensão, a realidade era de muitas mudanças políticas e econômicas, sem contar que ele estava dividido entre seus sentimentos e os princípios religiosos ,e encontrou na arte uma forma de expressar tudo o que ocorria e seus sentimentos ocultos, resultando numa arte diferente e única.

    ResponderExcluir
  17. Ana Gabriela09/09/2022, 11:26

    O Barroco é um estilo artístico que surgiu no século XVI e se estendeu até
    O começo do século XVIII, caracterizado por ter uma estetica com excesso de ornamentos e representações do divino. O estilo barroco é marcado pelo rebuscamento
    e exagero.

    ResponderExcluir