Linguagem barroca

(Cristo ressurrecto, escola baiana)

  • Emprego constante de figuras de linguagem;
  • Uso de uma linguagem requintada;
  • Exploração de temas religiosos;
  • Consciência de que a vida é passageira: ao mesmo tempo em que o homem ao pensar na efemeridade da vida busca a salvação espiritual ele tem desejo de gozar dessa antes que acabe;
  • Cultismo: exploração dos efeitos sensoriais.
  • Jogo de idéias: formado por sutilezas do raciocínio e do pensamento lógico.
  • Na estética barroca, observam-se duas tendências: o cultismo e o conceptismo.
  • O cultismo se refere à exploração de elementos sensoriais, baseadas em figuras de linguagem.
  • O conceptismo se caracteriza pelo uso de conceitos, linguagem marcada pelo jogo de idéias e pelo raciocínio lógico.
  • O cultismo predomina na poesia e o conceptismo na prosa.

Exemplo de poesia barroca:

Buscando a Cristo

A vós correndo vou, braços sagrados,
Nessa cruz sacrossanta descobertos
Que, para receber-me, estais abertos,
E, por não castigar-me, estais cravados.

A vós, divinos olhos, eclipsados
De tanto sangue e lágrimas abertos,
Pois, para perdoar-me, estais despertos,
E, por não condenar-me, estais fechados.

A vós, pregados pés, por não deixar-me,
A vós, sangue vertido, para ungir-me,
A vós, cabeça baixa, p'ra chamar-me

A vós, lado patente, quero unir-me,
A vós, cravos preciosos, quero atar-me,
Para ficar unido, atado e firme.

(Gregório de Matos. In: Antonio Candido e J. A. Castelo. Presença da literatura brasileira – Das origens ao Romantismo. São Paulo: Difel, 1968. p. 73.)

Um comentário:

  1. Tenho que fazer um seminario jogo o jogo de ideias do barroco brasileiro, tem como me ajudar, falando mais sobre esse tema? grata, desde já!

    ResponderExcluir